domingo, 8 de agosto de 2010

INSPIRAR E SER INSPIRADO

        
          Devemos  fazer  de  problemas  a  nossa solução, afinal, são justamente  eles  a fonte  de  inspiração
para superar barreiras. Eles  permitem  identificar  oportunidades  e  reinventar  experiências. O  retrato  da contemporaneidade  mostra   que  essas  necessidades  estão cada vez mais urgentes e mutantes, por isso o olhar  atento  do  empreendedor  coloca se  como   principal   instrumento   de   sucesso. É ele o motor dos primeiros insights e rascunhos.

         Idéias  simples podem render grandes criações. Uma solução  pode  inspirar  o  surgimento de outras,
em  um  segmento  aparentemente  oposto, como  mostra  o benchmark, estratégia  utilizada  por  empresas
para   estudar   cases   de  outros  ramos   e  extrair  deles  as   lições  e   os   caminhos   a  serem  seguidos.
         Inspirar  é  atiçar  a  curiosidade,  o desejo pelo desenvolvimento de  novas  idéias. Os  ambientes  de trabalho, por  exemplo, há  muito deixaram de ser uma mera sede de execução  dos  afazeres  para  assumir também a função de despertar o imaginário. São hoje arquitetados para estimular a criatividade.  O  Google, por exemplo, choca pela maneira revolucionária de instituir o trabalho. A cobrança por resultados  e   prazos apertados é comum a qualquer empresa, mas a inovação da marca está na simples percepção de que são as pessoas que geram resultados, portanto, quanto melhor as condições do espaço laboral, mais  favorável será a produção. Como afirma Beth Frutado, psicóloga com especialização em Administração, “inspirar  pessoas é  arrebatá las  por  meio  de  sentidos, resgatar  sua memórias...” Daí a função  de ambientes  acolhedores e estimulantes.
          Da condição de inspiradas, as organizações necessitam passar  à  condição de inspiradoras, afinal,   é também  preciso  inspirar  os  clientes  ao  consumo. É  necessário  faze  los perder o fôlego diante de   uma novidade, impulsionar seus desejos pela posse imediata do seu produto ou serviço. Para isso, é preciso   ser interessante, trazer à tona o inédito, criativo, útil e prático. Ser inspirado é fazer inter relações não  lineares e unir  coincidências  antes  improváveis, daí  vêm à qualidade de inspirar e alimentar a curiosidade do  cliente. Esta é, seguramente, a chave.

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