quarta-feira, 30 de junho de 2010

Nordeste consegue maior liberação de crédito




Dos sete estados que lideram o crescimento do crédito pessoa física no Brasil, seis são da Região Nordeste. O Ceará é um deles. é o que mostra a Pesquisa Febraban divulgada ontem

O Nordeste ganhou uma participação maior no crédito pessoa física e jurídica. Neste último caso, a região foi a única a crescer na comparação de dezembro de 2008 com fevereiro de 2010, passando de 9% para 11% no período. Além disso, dos sete estados que lideram o crescimento do crédito pessoa física no Brasil - Maranhão, Sergipe, Piauí, Acre, Alagoas, Ceará e Paraíba - seis são da Região Nordeste. é o que mostra os dados regionais da Pesquisa Febraban de Projeções e Expectativas de Mercado divulgada ontem, em São Paulo.

O economista-sênior da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Jayme Alves, responsável pelos dados regionalizados sobre crédito, observa que os estados que estão à frente do crédito também são os primeiros em vendas no varejo na variação dos últimos 12 meses (fevereiro de 2009 a fevereiro de 2010). ``Com as vendas aumenta o financiamento e o consumo``, comenta, ressaltando que as duas coisas são reflexo do crescimento econômico do NE. E o melhor desempenho do crédito de forma geral na região foi impulsionada pelos investimentos públicos e privados, que geraram mais emprego e renda e acesso ao crédito nos últimos dois anos.

Alves destaca o apoio do governo federal a infraestrutura e o volume de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre os projetos cita os portos do Pecém (CE) e Suape (Pernambuco), a Transnordestina, que beneficia os estados de Pernambuco, Piauí e Ceará e a Revitalização do Rio São Francisco. Adianta que os desembolsos do BNDES aumentaram, especialmente na comparação de 2009 com 2008 (189%). No período de fevereiro do ano passado com fevereiro deste ano, o saldo de todas as operações de crédito no Nordeste cresceu 35,5%, enquanto que no Brasil ficou foi de 15,7%. O economista-sênior diz que a Região foi mais beneficiada proporcionalmente pelos recursos do BNDES. Em 2009, a Região recebeu 16% do total do crédito do banco. Explica que esses 16% representaram um crescimento 190%, enquanto a Região Sudeste recebeu só 40% a mais em relação ao ano anterior. O Estado que mais recebeu recursos do BNDES em 2009 foi Pernambuco - 63% do total aplicado na Região, ultrapassando inclusive a Bahia que antes liderava esse ranking.

De acordo com a Febraban, o investimento no Estado aumentou cinco vezes no período de 2003 a 2008. O saldo total de operações de crédito pessoa jurídica, em fevereiro de 2010 foi de R$ 81,23 bilhões (11%).

A pesquisa da Febraban também analisou a relação crédito por habitante dividida pelo Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Nesse caso, o NE tem o segundo menor endividamento de crédito no Brasil.

Nenhum comentário: