domingo, 18 de julho de 2010

CONTROLE FINANCEIRO


Controle Financeiro o que é?
Hoje o Brasil é um dos países que mais estão precisando dessa atividade, grande parte da população Brasileira está endividada, e um fator alarmante essas divida estão fora de controle.
Ou seja, estão negativas nos órgãos de proteção ao crédito, SPC e SERASA.
Hoje são disponibilizados na internet, muitos programas que ajudam nesse controle.
Para isso coloco um programa aqui do CENOFISCO (Centro de Orientação Fiscal, em Excel muito bom e fácil de usar.
http://www.mediafire.com/?7t3qda0l668rpi5
Mais não é preciso um programa lhe determinar como seu dinheiro deve ser gasto ou suas finanças serem controladas. O sistema mais eficaz é; não se deve gastar mais do quê se ganha é uma regra básica infalível. Mais o que muita gente não sabe é como o controle financeiro é importante, pois ele mostra, para onde o seu dinheiro está sendo direcionado, ou seja, onde está o ponto maior dos gastos. Seja no aluguel, mercado, plano de saúde etc.
Daí você tem que ver porque esse ponto está sendo uns dos pontos chaves de tantos gastos e tentar buscar a melhor maneira de controlar, seja cortando, enxugando esse gasto ou buscando alternativas mais vantajosas e que não pese no bolso.
Seria bacana se a instituição de ensino hoje em dia tivesse esse conceito de dar aulas de controle financeiro, empreendedorismos. Como seria diferente o nosso Brasil.
Então cabe as nós procurarmos o conhecimento, tentarmos buscar essa mina de ouro que é o conhecimento. Hoje em dia o conhecimento está a um click, está em um livro ai na sua estante que você não olha há muito tempo. Tenho sempre uma frase que desde que li eu carrego ela sempre em minha mente que é; “Quem não estuda é dominado por quem o faz.”
Tente controlar suas finanças, evite gastar sem necessidade, empregue seu dinheiro em algo lucrativo e sem riscos, evite apostar e se apostar e ganhar não ache que terá a sorte outra vez.
Pesquisar preços é uma arma fundamental para sua economia, não é feio pesquisar, feio é comprar uma coisa cara e depois ver o mesmo produto por um preço bem mais em conta e ficar com a cara de arrependimento. Evite comprar as coisas encima da hora, o imediato sai caro e nunca faça negócios apresados, pois você pode perder detalhes que serão fundamentais nessa negociação.
Controlar Finanças não é gastar menos e sim gastar de uma maneira melhor e que traga sempre benefícios para quem o está gastando. E ser controlado nas finanças não é ser nenhum Tio Patinhas.

Nenhum comentário: