quinta-feira, 29 de julho de 2010

O QUE É UM PADRÃO JUSTO DE DESEMPENHO?

 Os padrões de desempenho são concebidos para proporcionar à administração ferramentas úteis para medir e avaliar as ações organizacionais. Se os padrões forem excessivamente elevados, a organização não obterá os resultados desejados e será julgada um fracasso. Se os padrões de desempenho forem fixados muito baixos, a organização facilmente excederá os padrões desejados e será considerada um sucesso, ao passo que seria possível ultilizar muito mais produtivamente os seus recursos. A tarefa enfrentada pela administração é criar padrões justos e impaciais. Isso pode ser feito por meio do exame de desempenhos passados, bem como de desempenhos de outras empresas no setor.
  Os dados de desempenho passados fornecerão alguma indicação do que é possível e, consequentemente, uma expectativa gerencial realista. Esses dados, porém, não devem limitar a expectativa gerencial: eles são uma indicação do que foi realizado anteriormente, não uma limitação do que pode ser realizado. A situação corrente da organização também deve ser considerada, pois ela pode ser capaz de alcançar níveis de desempenho mais altos do que no passado. Inversamente, pode ter ocorrido reviravoltas na empresa, como a morte de um funcionário chave ou a expiraçãode uma patente muito importante, criando uma situação na qual não será realista esperar a consecução de níveis de desempenho passados. Em ambos os casos, tanto o passado como presente fornecerão um referencial dentro do qual poderão ser criados os padrões de desempenho. Deve se notar que em um setor em rápida transformação, caracterizado principalmente pela mudança da tecnologia, os dados de desempenhos passados podem ficar seriamente defasados em relação aos desempenhos atuais. Nesse caso, o uso de dados do passado provavelmente não será uma base eficaz e desafiadora para conceber padrões de desempenho futuro.
  Seria útil para a administração examinar o que está sendo realizado por outras empresas na mesma aréa de produção ou de serviço. O que as outras empresas estão fazendo também serve como indicação do que pode se esperar de modo realista. Se uma empresa diferente está conseguindo níveis mais altos de desempenho, a administração deve procurar entender quais os fatores que tornam isso possível. A outra  empresa tem aplicações mais eficazes da tecnologia? Ela tem uma liderança melhor? Existe fatores econômicos ou geográficos que permitem que ela tenha mais sucesso? Quais as lições que precisam ser aprendidas, e como podem ser aplicadas aqui, nesta empresa?

"Se você não tem a capacidade de criar, deve adquirir pelo menos a capacidade de copiar" 

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